Entrevista: 3WA



Olá Pedro! Antes de mais obrigado por teres aceite o nosso convite. Como introdução, e para quem ainda não conhece, quem é o 3WA?

Olá desde já quero agradecer o convite e o apoio que me têm dado, pha 3WA é um DJ e Produtor de Dubstep do Porto, talvez o único no norte… não sei. 3WA é o meu outro eu, é o gaijo que transforma o yin em yang em mim. Muito prazer.

 Já há quase dois anos que vimos vários videos do teu dubplate ‘Encanto’ e do remix do mesmo tema pelo Egoless . Essas pérolas vão sair ? Lemos até que era a malha favorita do momento do Karma .

Muito bem, a “Encanto” ia sair juntamente com mais duas malhas minhas em vinil a “Bagaço” e a “Stoned Dumbo”, já tinha o design feito e tudo, mas tive que abortar a release. Neste momento tenho mandado sons para algumas labels nas quais penso que a “Encanto” se encaixe e tenho obtido boas criticas e ainda recebo mensagens no Facebook a perguntar quando é que vai sair a malha, mas… Eu também acho que ainda não deve ser já lançado porque não acho que tenha sons que façam um EP com a “Encanto”, para mim as malhas de um Ep têm que conjugar bem umas com as outras e não malhas a balda só porque são fixes, não sei se me fiz entender. Estou a espera…

Lançaste em Março deste ano o teu EP ‘Quarta-Feira’ na dinamarquesa ‘Cueline Records’ onde já brilham nomes como TMSV, RDG, Gaze Ill, entre outros e mais recentemente saiu um remix teu no EP de Soukah na label norte-americana ‘Silent Motion Records no passado dia 13 de Setembro. Como é que estas releases aconteceram?

Na CueLineRecords o Koppo meteu-me em contacto com o GAZE ILL que é o boss da label, e desde então ele tem-me ajudado em tudo, sinceramente ele é o que mais me tem ajudado em tudo, produção, connects, conselhos e o que mais apostou em mim e por isso agradeço-lhe muito, por tudo!   Quanto a release com o Soukah, eu comecei a falar com ele salvo erro no Soundcloud e desde então estamos sempre a falar pelo Facebook; até que um dia decidimos trocar uns projetos, ele fazia um remix de um som meu e eu fazia um remix de um som dele. Ele andou a procura de labels e estávamos quase para ser na Rarefied em vinil, mas não se conseguiu ir para a frente com esse plano então apareceu a Silent Motion e ficou um EP dele com o meu remix em Digital.

Como portuense, born & raised, consegues-nos descrever como está a bass scene por aí ? Lembramo-nos de grandes tempos com festas de Distance, Reso e matinés da Take a step to Dub!

Bass Scene aqui não tá, deve tar ali ou acolá, mas aqui por muito triste que seja não tá. Festa de Dubstep aqui já morreram a muito e também o que havia aqui era do mais pesado. Houve boas festas e de vez em quando o Gare ainda se lembra de trazer o Mala de 20 em 20 anos; aqui ninguém aposta nisso porque não dá dinheiro, pura e simples verdade. Mas estou ca eu, já sabem.

Qual foi para ti o pior / melhor gig – dj set ?

Como 3WA acho que nunca tive nenhum mau, claro que já toquei pra salas com muita pouca gente, mas correu bem na mesma, o pessoal que estava la estava a sentir o Set. O pior de todos foi com um grupo que tinha com mais dois amigos, que fomos Leiria, pha, muita pouca gente (Já me habituei, mas podia ser que o pessoal gostasse do nosso Set). Começamos a tocar Dubstep e a meter Trap la pro meio que era a cena do grupo até que vem aquele habitual gaijo a pedir Drum and Bass depois outro para meter peso até que vem o organizador da festa dizer para metermos Trance… Aí esquece, eu parei mesmo de misturar e fiquei o resto da noite sem fazer nada…

De certeza que já tiveste os clássicos “requests” enquanto estavas a tocar. Algum que te tenha ficado na memória?  

 
Nunca tive um request, não me estou mesmo a lembrar. Mas melhor que Request é pessoas reconhecerem malhas e virem falar comigo a dizer “Aquela malha não era Night do Benga e do Coki”? cenas assim, por caso na ultima vez que toquei que foi no Livestrem de uma editora do Porto a OLEC houve quem reconhece-se a ” Skream – Filth”.

És Dj full time? Os teus colegas de trabalho sabem que passas som ou é identidade secreta? como lidas normalmente com essa situação?

Gostava muito de dizer que sim, mas não. O pessoal do meu antigo trabalho alguns sabiam, mas era pessoal mais velho que não ligava a isso. Sinceramente prefiro ter sempre a minha identidade 3WA escondida ser reconhecido pelo som e não pela cara ou por ser amigo do fulano ou do sicrano; mas eu sou mesmo assim, tou no meu canto, não me mostro muito, não falo muito. Eu acho que seja possível fazer vida disso, mas não aqui em Portugal.

Certamente já conheces o Discogs.. Algum disco raro que andes por lá a namorar?

Tantos, mas tantos que tenho nos favoritos para quando ganhar dinheiro nas raspadinhas ir la gastar. Posso tentar dizer aqui vários sem ordem especifica:

Burial – Untrue
DMZ 007 – Digital Mystikz – Haunted / Anti War Dub
IMX001 – Epoch – Attraction Dub / No Dread
SYSTM006 – Kromestar – Mere Sher
Cluekid – Frogs On Acid / Weed Smokers
DMZ013 – Coki – Spongebob
RNG 008 – Johnny Clark vs Mala – Sinners / Coki – Goblin
Etc etc etc etc

Que artistas / editoras te têm surpreendido / inspirado ?

 

Innamind nunca me desiludiu, Unity Through Sound chegou forte, Rarefied já tem a sua própria marca.  Ultimamente não tenho andado a ouvir muitas cenas novas ouço de tudo um pouco desde Techno mais pesado a RNB dos anos 90 / 00 para tirar inspirações e ideias para as minhas produções. Tento me afastar um pouco das releases novas.

Imaginando alguém que não perceba o conceito de bass music , quais as 3 músicas que escolherias para a “converter”?

Mala – Alicia

Skream – Midnight Request Line

Benga & Coki – Night
Aquelas básicas, se me disserem que não gostam desta 3 deixo de falar com essa pessoa. (Estou a brincar claro)

O que podemos esperar de 3WA para o final do ano / 2018 ?

Em termos de Djing gostava mesmo de dizer que ia andar por ai na tuga, ainda por cima comecei a comprar vinil e adorava rodalos em mais festas, em relação as produções tenho já algumas musicas guardadas para 3 labels 1 delas para uma release de vinil, mas como foi só falado por alto e ainda não assinei contracto com nenhuma não é nada certo. O que vai andar para a frente é a uma compilação da After Dark Music onde vou ter um som supostamente para o final do ano por isso estejam atentos, não é que use muito o Facebook de artista, mas alguma coisa hei de anunciar por lá. 😉



Exclusive Mix




DOWNLOAD MP3

Tracklist:
Audhentik & IAm5erious - Fyah (Cue Line)
Another Channel - Ethiopia (Free Download)
Gantz - NORMAL GIRLS (Free Download)
Retina - Trampled (Silent Motion)
3WA - Templar (Dub)
Soukah - Loner (Rarefied)
3WA - Booyakasha (Dub)
Gaze ill - Taking Back Control (Surfase)
3WA - Atlantis(Dub)
Gaze ill - Space-Time (Cue Line V002)
RDG - Panthera (Free Download)
Zygos - Shivering (Rarefied)
3WA - Corrupt (Forthcoming After Dark Music)
3WA - Looser (Dub)
Sepia - Lurking (Deep Dark & Dangerous)
3WA - Bacanal (Free Download)
3WA - Duro (Dub)
Gaze ill - 20 Dollar Dub (Dub)
3WA - Lavanda (Dub)
RDG - Dagobah (Circle Vision)
Soukah - No Choice Left (3WA Remix) (Silent Motion)
Texstep - Herbsman Soldiers (Free Download)
Zygos - Gwari (Rarefied)
Vivek - One Heart (feat. Dego Ranking) (Free Download)
Gaze ill - Spirit Of The Forces (Cue Line V002)
3WA - Energy Storm (Dub)